
O que significa a palavra Kawaii e como se originou?
Para quem está inserido no mundo da cultura pop japonesa, certamente já ouviu o termo “Kawaii”. Mas o que realmente significa a palavra Kawaii e como se gerou este conceito tão popular? Neste artigo, vamos explorar a origem e o significado do termo, bem como as curiosidades que tornam o “Kawaii” tão especial.
O que significa a palavra Kawaii?
O termo “Kawaii” (可愛い ou かわいい) é um termo que deriva da palavra “Kawayushi” que inicialmente, durante a era Taisho (inicio do século IX), significava “tímido”, “envergonhado”, “adorável”, “pequeno”. Contudo a palavra evoluiu para o significado literal de “rosto radiante, incandescente” referindo-se ao rubor das faces de alguém. Foi a partir desse termo, que deu a origem a outro, o “Kawaii” e que significa, portanto, algo que é “fofo”, “adorável” ou “ternurento”. No entanto, esta palavra vai muito além de um simples adjetivo. Kawaii é uma estética, uma forma de expressão que celebra tudo o que é delicado, inocente e, claro, irresistivelmente adorável.
Como surgiu o conceito Kawaii?
O uso do termo Kawaii começou a ganhar destaque no Japão durante a década de 1970, impulsionado por uma tendência inusitada: a “escrita fofinha”. Muitas raparigas adolescentes do Japão começaram a escrever num estilo infantil com canetas coloridas e letras arredondadas, a rabiscar em cadernos e a usar vestidos mais bonitos, insurgindo-se contra aos padrões restritos, rígidos e tradicionais da sua cultura.
As marcas rapidamente perceberam-se do potencial dessa tendência e passaram a criar produtos voltados para esse estilo, incluindo personagens adoráveis como Hello Kitty, que se tornou um ícone global do Kawaii.
Porque o Kawaii tornou-se tão popular?
O conceito de Kawaii não é só sobre as aparências mas também de transmitir uma sensação de conforto, felicidade e nostalgia. Num mundo acelerado e rígido, o Kawaii oferece uma forma de escape, um lembrete da inocência e simplicidade da infância.
Além disso, o Kawaii transcendeu as fronteiras japonesas e ganhou espaço em diversas áreas:
- Na moda: A cultura Kawaii deu origem a estilos como o Lolita japonesa, que combina roupas elaboradas e delicadas com um toque vintage.
- Na tecnologia: Aplicações, emojis e stickers adoráveis são uns dos exemplos de como o Kawaii invadiu o mundo digital.
- No marketing: muitas marcas começaram a usar personagens Kawaii para promover os seus produtos e/ou serviços.
Sabias que…
- …no Japão, é comum ver elementos Kawaii em sinais de trânsito ou placas de aviso, campanhas de conscientização, entidades, eventos, de modo a tornar as mensagens mais amistosas. Até os próprios polícias têm um personagem associado.
- …No mundo da ilustração de personagens no estilo Kawaii, existem certas características comuns que as personagens devem de ter, tais como: cabeças grandes e arredondadas, corpos rechonchudos, olhos bem grandes, pretos e redondos. A primeira personagem Kawaii, a surgir com essas características foi a famosa gata branca, sem boca e de lacinho vermelho. Hello Kitty é um emblema das marcas a nível mundial e definiu muitos dos parâmetros que atualmente são considerados os pilares do estilo kawaii: a simplicidade, a paleta de cor, as formas redondas e uma expressão característica.
- …pesquisas (curiosamente feitas no Japão, na Universidade de Hiroshima) sugerem que coisas fofas podem realmente melhorar o humor e aumentar a produtividade!
O que significa a palavra Kawaii para mim…
Como podemos ver neste artigo, “Kawaii” não é apenas um adjetivo, é também um movimento, uma forma de expressão, um estilo de vida, uma arte visual, para todas a idades e que insurge-se contra os padrões rígidos, severos e melancólicos da sociedade.
Não sou uma pessoa que segue à risca este movimento, mas gosto de coisas fofas e bonitas, pois, como pessoa ansiosa que sou, ajudam-me a combater o stress e ansiedade do nosso dia-a-dia. Por isso, sempre que tenho a oportunidade de decorar o meu cantinho e as minhas coisas com bonecos, eu decoro. Independentemente se as outras pessoas irão pensar que é infantil da minha parte. Pelo menos sou feliz assim e estes pequenos bonecos fazem-me feliz. Desenhar este tipo de bonecos, faz-me feliz. Fazer amigurumi faz-me feliz. E espero que estas minhas criações te façam feliz também, pois esse é o meu propósito e a minha intenção. ✨

