
O que é um mochi?
Não sabes o que é um mochi? Imagina um bolinho rechonchudo, macio, suave e elástico com um sabor único que pode ser ou doce ou salgado. Assim é o bolo tradicional japonês, que já é conhecido por todo o mundo e inclusive podes encontrá-lo em Portugal. Vem conhecer um pouco mais sobre o mochi.
O que é um mochi e como é a sua preparação?
O mochi é um bolinho feito com arroz glutinoso, também conhecido como “mochigome”, muito popular no Japão e outras culturas asiáticas. Esse arroz é uma variedade de arroz de grão curto, com um sabor adocicado e que, logo após a sua cozedura, se torna sedoso e pegajoso. É por essa razão que tem nome de “glutinoso” e não por conter glúten.
A preparação dos mochis começa logo depois de os grãos serem cozidos e colocados num recipiente grande, de modo que sejam amassados até se tornar numa massa pegajosa e moldável.
Relativamente ao seu sabor, eles podem ser doces ou usados em pratos salgados, mas mais à frente, neste artigo irei dar alguns exemplos das variedades de mochis que existem.
Como surgiu o mochi?
Os mochis surgiram no Japão no período Jomon (300 a.c.) e eram consumidos nas cerimónias religiosas no período Heian (794-1185 anos). No entanto, nos anos seguintes tornaram-se num alimento privilegiado apenas pela monarquia e classes aristocráticas. Nessa época eram servidos como doces, nas cerimónias do chá, para contrastar com o sabor amargo do matcha.

Atualmente é um alimento muito popular e consumido por todas as classes sociais. São ainda feitos ocasionalmente em muitos festivais e celebrações ao longo do ano, nomeadamente nas mudanças das estações e no ano novo.
No ano novo existe uma decoração tradicional designada de “Kagami mochi”. Essa decoração consiste num mochi mais pequeno sobre um mochi maior e serve apenas para desejar sorte e fortuna para o próximo ano, bem como a sopa ozoni cujo mochi é o ingrediente principal.
Para além disso, em meados de Dezembro, é celebrado o festival Mochitsuki, cuja a massa do mochi é tradicionalmente feita num balde de madeira e amassada por vários homens em movimentos sincronizados e, por conseguinte, distribuídos pela população.
Que tipos de mochi existem?
Vamos então à parte mais interessante e saborosa! Existem vários tipos de mochis, dos quais passo a listar os mais conhecidos:
- Mochi Ice Cream: criado pela empresária e ativista ninpo-americana Frances Hashimoto, consistem mochis recheados com gelado de vários sabores.
- Mame Daifuku: um dos doces mais populares do Japão e tratam-se de mochis geralmente recheados com pasta anko (pasta de feijão) ou qualquer outra pasta doce, e ainda povilhado com açúcar refinado ou cacau em pó.
- Ichigo Daifuku: uma variação de Daifuku mas em vez de ser recheado com pasta doce é recheado co um morango inteiro. É normalmente confecionado na altura da primavera.
- Kuzumochi: consome-se na altura do verão e contém amido de araruta, coberto com pasta de feijão vermelho (azuki) ou farelo de soja (kinako).
- Ozoni: mochi grelhado com sopa de dashi com peixe ou galinha ou vegetais.
- Sakura mochi: mochis aromatizados e coloridos com flores de cerejeira e rechados com anko. Muito comum na altura do ano em que as Sakuras florescem.
- Dango: consistem em mochis no espeto cobertos em calda adocicada (anko, ou shoyu, ou gergelim). A única diferença é que não se faz com mochigome mas sim, com farinha de arroz.
- Wagashi: são mochis com formatos esteticamente elegantes e servem-se normalmente com chá.





Os mochis são veganos?
Pelo que vimos até agora, podemos considerar a massa do mochi vegana e isenta de glúten, uma vez que contém apenas arroz. No entanto, há alguns modos de confeção que podem levar ingredientes de origem animal, com é o caso da sopa ozoni, que pode levar caldo de galinha ou peixe, já referida anteriormente.
Os mochis doces geralmente têm recheio de frutas, farinha de soja ou pasta de feijão. Contudo alguns podem ainda conter lacticínios e gelatina! Leiam bem as embalagens antes de comprar!
Nunca provei um será que vou gostar?
Eu sei que pela aparência e descrição o mochi pode ser pouco apelativo e estranho, mas se tu fores uma fã de gomas, a textura e o sabor são praticamente os mesmos. Contudo, deixo-te aqui um aviso importante: NUNCA engulas um mochi inteiro, pois, por ser pegajoso e volumoso, corres o risco de asfixia! Mastiga-o com cuidado.
Onde se podem encontrar em Portugal?
Pelo que já vi e experienciei, em Portugal existem apenas os mochis ice cream e os mochi Daifuku. Os de ice cream encontram-se em qualquer supermercado na zona dos gelados. Já os Daifuku podes encontrar nos supermercados que vendem comida take away asiática, em restaurantes de comida asiática e ainda numa loja que vende especificamente produtos da cultura pop asiática.
Podes também tentar fazer tu própria um mochi. Há imensas receitas que podes encontrar na internet. Eu nunca fiz, pelo que não sei te dizer se é fácil de fazer ou não.
Então ficaste curioso em experimentar um mochi?
Agora que já sabes o que é um mochi, convido-te a experimentares esta deliciosa sobremesa que, não só vai adoçar o teu dia, como também é uma experiência única. Só não te esqueças de depois a partilhares comigo!

Também poderá gostar
