bullet journal crochet
Amigurumi,  Crochet,  Dicas

Porque precisas de um Bullet Journal de Crochet?

Quem fala de um Bullet Journal, fala também de um caderno de Crochet. Ambos são dos materiais mais importantes para o teu trabalho. Para quê?

  1. Para apontar a fonte ou as tuas próprias receitas;
  2. Listar todos os projectos e peças que queres fazer e as que já fizeste;
  3. Apontar ideias e inspirações;
  4. Apontar o material que tens ou que precisas de ter;
  5. Fazer contas ou esboços;
  6. Mesmo que gostes mais de escrever por meio digital, é um óptimo recurso para quando as tecnologias falham ou para descansar a tua vista (e os teus olhos agradecem);
  7. Escrever à mão dá-te uma melhor noção de ideias para os teus projectos;
  8. É uma excelente forma de te tornares produtiva e organizar as tuas peças e projectos.

Considero-me uma pessoa organizada, mas confesso que algumas vezes sinto-me perdida entre os projectos que quero fazer e os que realmente faço. Todos os meses listo alguns projectos e peças que quero fazer naquele mês, mas chego ao final e nem metade tenho feito, ou entretanto acabei por fazer outros. 🙄

Normalmente anotava e planeava essa lista na minha agenda bullet, mas tinha pouco espaço para aquilo que queria escrever. Tinha também um caderno onde apontava as receitas, as contas, os esboços, ideias e inspirações para projectos, mas faltava-me a lista e o planeamento que estavam na agenda. Mesmo que desenhasse no caderno um calendário ou uma agenda, ficava depois muito confuso e desorganizado. Para além disso, o caderno não tinha folhas suficientes para aquilo que queria abordar.

Foi então que, ocorreu-me uma ideia de fazer um Bullet Journal de Crochet.

Mas o que é um Bullet Journal?

Um Bullet Journal, ou também designado por Bujo, é uma forma de organização pessoal, definido por Ryder Carroll e consiste em apontar tudo que quiseres num caderno: listas, notas, tarefas, agendamentos, pensamentos, brainstorming. É diferente de uma agenda ou de um caderno comum pois podes juntar os dois num só. Para além disso és tu que desenhas a sua própria estrutura, obtendo assim num caderno original, pessoal e único.

Os principais métodos de utilização são:

  • Índice – para anotares as páginas à medida que vais escrevendo;
  • Simbologia ou registo rápido – para categorizares e priorizares com símbolos as tuas tarefas, notas ou eventos;
  • Registo mensal, diário e futuro – para organizares o teu mês, dia a dia, o teu mês ou tarefas/eventos futuros;
  • Colecções – por exemplo uma lista de livros que queres leres ou que já leste;
  • Migração – isto é, actualização das listas criadas, retirando o que já está feito e migrar o que não está, para o ano/mês/semana/dia seguinte.

O que inclui no meu Bujo de crochet?

O meu Bullet Journal de Crochet é um planner, uma agenda, uma checklist e um gestor de negócios. Tem um design muito simples e minimalista e está em formato A4, para puderes imprimi-lo em casa sem gastar muito tinteiro. Contém folhas que podes imprimir as vezes que precisares e da forma que quiseres, por isso aconselho-te a teres uma pasta ou algo do género, para puderes acrescentar mais folhas, e não a encadernares logo!

É um Bullet, o que significa que podes escrever e desenhar onde quiseres, pois cada espaço, linha ou tracejado que vires, é para ser preenchido com a tua letra bonita, da forma que tu quiseres. O que torna o teu Journal perpétuo, isto é, podes utilizar a qualquer ano.

Como vais verificar, desde a capa até ao final, há um novelo de lã muito fofinho, que irá acompanhar-te em cada página para que não te sintas sozinha nem perdida!

O Bullet Journal inclui nas primeiras páginas instruções para que não te percas e saibas o que tens de fazer em cada uma delas. Está logicamente estruturado da seguinte maneira:

  • Planeamento – com planners e calendários, anuais, mensais e semanais;
  • Idealização – onde podes idealizar pormenorizadamente o teus projectos;
  • Concretização – com uma ficha técnica onde vais pôr tudo o que diz respeito à tua peça;
  • Gestão – Tens um negócio com o teu artesanato? então esta parte irá ser muito útil para ti.
  • Inventário – para organizares e saberes todo o material que tens.

Inclui ainda separadores com frases inspiradoras para que não percas a tua motivação!

Como o posso obter?

Então, achas que te convenci? Então, preenche os campos abaixo para o receberes gratuitamente no teu e-mail. 👇

Já conheces o AmoraLã? Não? Então não te sintas intimidada e explora este cantinho! Tenho muitas dicas e ideias sobre crochet e ainda receitas de amigurumis! Acede aqui para ires para o site e segue-me no Instagram em @amorala.pt para acompanhares os meus trabalhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *