ideias de crochet sustentáveis e ecológicas
Crochet,  Dicas

5 ideias de crochet sustentáveis e ecológicas que tens de fazer!

Há algumas ideias de peças em crochet sustentáveis e ecológicas que podes fazer para a tua casa, só tens de substituir alguns utensílios que costumas usar.

Este tópico inclui-se na terceira e última parte do Guia completo para quem quer ser 100% ecológico, ético e sustentável. Se ainda não leste a primeira parte deste guia, aconselho-te vivamente a o leres antes deste. Se é o teu caso, acede aqui.

A primeira e a segunda parte deste guia focaram-se sobretudo nos tipos de agulhas e fios que poderão ser 100% sustentáveis e ecológicos, ou seja, nos materiais usados em crochet. Contudo há outros tipos de materiais que usamos, como decoração, para as nossas peças. Por isso, ainda dentro deste assunto e antes de te mencionar as 6 ideias de crochet sustentáveis e ecológicas, quero dar-te outro tipo de ideias que podes fazer com outros materiais.

Outros materiais e ideias de crochet sustentáveis e ecológicas

Um exemplo de uma peça em crochet onde utilizas outros materiais, para além da agulha e do fio, são os amigurumi. Para fazeres um amigurumi são necessários pelo menos olhos de segurança e material de enchimento.

Amigurumi: olhos de segurança e enchimento

Os olhos de segurança são normalmente de plástico e o material mais utilizado para o enchimento do boneco é a fibra, como já mencionei num artigo publicado recentemente (acede aqui para saberes mais sobre isso).

Tanto um como outro, não são materiais considerados como sustentáveis, mas podes sempre remediar o assunto. Embora não seja a mesma coisa, em vez de usares os olhos de segurança podes bordar os olhos do boneco, usando uma linha e uma agulha. No caso do enchimento podes usar restos de linhas que tenham sobrado dos teus trabalhos anteriores e preencher o teu boneco com isso ou com algodão.

Fazer os teu próprios fios

Outras formas de obter fios sustentáveis é fazeres tu mesma. Por exemplo, escolhe um dos tipos de linha de fibras naturais e tinge-a com corantes e processos naturais. Ou então pega numa t-shirt velha que já não a uses e desfaz-la em filamentos para fazer uma nova linha (no youtube encontras de certeza como fazer isso). Pois, quem disse que o crochet tem de ser feito só com um determinado tipo de linhas? Há que ser rebelde e quebrar as regras!

Se tiveres uma peça que já não usas, ou que não correu assim muito bem e já não queres que ela seja assim, não a deites fora! Tenta desfazer-la e reutiliza a linha para outro projecto.

5 ideias de crochet sustentáveis e ecológicas

Então, passando agora ao principal tópico deste assunto. Fui pesquisar na Internet, nomeadamente no Pinterest e encontrei algumas ideias interessantes. As imagens que se seguem têm um hiperlink que te direcciona ao site do verdadeiro autor da peça, por isso se estiveres interessada em saber mais, basta clicares sobre a imagem.

Sacos feitos em crochet para substituir os sacos de plástico

5 ideias de crochet sustentáveis e ecológicas que tens de fazer!

Vais às compras, mas só precisas de comprar meia dúzia de coisas, e aqueles sacos gigantes que usas são muito grandes para o que vais comprar, por isso onde podes arranjar sacos mais pequenos sem ser os de plástico? Fazes um em crochet! Encontrei uma variedade deles no Pinterest e não me parece ser muito difíceis de fazer.

Panos, esponjas e esfregões de loiça

ideias de crochet sustentáveis e ecológicas

Alguns panos, esponjas e esfregões são feitos com materiais que não são amigos do ambiente, por isso uma maneira simpática de remediares isso, é fazeres tu o teu próprio pano, esponja e esfergão.

Pano para vassouras

Sabes aquele cabo de vassoura que tens para aí guardado e que nunca mais utilizaste? Alguns dos panos que usavas para isso, só davam para ser usados uma vez. Mas há uma solução para isso, que é fazendo um pano em crochet. Assim, sempre que o usares não precisas de deitar ao lixo, podes lava-lo e reutiliza-lo numa próxima vez. E ainda melhor, dá para usares tanto para passar o chão a pano molhado como para limpar o pó.

Ecopads faciais

Ecopads são discos em crochet que substituem os discos de algodão para limpeza da pele. Estes ecopads são melhores que o algodão por serem laváveis e reutilizáveis.

Panos e Lufas de banho

Sim também consegues fazer lufas de banho em crochet e talvez sejam bem melhores e duráveis que alguns lufas do mercado.

Estas peças estão em inglês, mas se estás à procura dessas peças com explicação em português acede ao blog da Teresa em Triângulo Tricotado, que ela tem um cantinho dedicado apenas à sustentabilidade. Tem algumas dessas ideias que referi e outras coisas mais.

E chegamos ao fim deste Guia, espero que tenhas gostado e que tenha sido útil par ti! Gostavas que fizesse mais artigos deste género? Deixa-me um comentário para eu ficar a saber. 👇

Tens Pinterest? Então guarda a imagem abaixo para puderes aceder a este artigo sempre que precisares.

5 ideias de crochet sustentáveis e ecológicas que tens de fazer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *