marcas de fios éticas e sustentáveis
Crochet,  Dicas

13 Marcas de fios éticas e sustentáveis que podes usar no crochet!

Sabias que há marcas que produzem fios através de práticas éticas e sustentáveis? No seguimento do artigo anterior, este é o segundo tópico a ser publicado hoje. Não sabes que artigo estou a falar? Então, aconselho-te vivamente a o leres antes deste. O artigo que estou a falar é o Guia completo para quem quer ser 100% ecológico, ético e sustentável no crochet!

Mas, antes de irmos para as marcas, quero primeiro apresentar-te uma norma, que algumas marcas de fios, defensoras das práticas éticas e sustentáveis, a cumprem. Essa norma é a GOTS – Global Organic Textile Standards)

GOTS (Global Organic Textile Standards)

A GOTS é uma norma líder mundial para o processamento de têxteis fabricados a partir de fibras orgânicas. Esta norma define critérios ambientais de alto nível ao longo de toda a cadeia de abastecimento dos têxteis orgânicos e exige também o cumprimento de critérios sociais (GOTS, 2020).

O objectivo da norma é definir requisitos mundialmente reconhecidos que garantam o estatuto orgânico dos têxteis, desde a colheita das matérias-primas, passando pela produção ecológica e socialmente responsável, até à rotulagem, a fim de oferecer uma garantia credível ao consumidor final (GOTS, 2020).

De entre os critérios desta norma, estão incluídos a forma como os produtos têxteis são feitos e a forma como os animais são tratados.

Para que o produto têxtil seja aceite pela norma, este deve conter no mínimo 70% de fibras orgânicas e todos os produtos químicos utilizados, como os corantes e auxiliares, devem satisfazer determinados critérios ambientais e toxicológicos.

No caso do bem estar animal, os critérios da GOTS inclui outros certificados e normas como o certificado de Soil Association e a norma Responsible Wool Standard (RWS). Ambos abordam o bem-estar dos animais e da terra em que eles pastam.

Assim, todas as marcas têxteis que contêm o símbolo abaixo, significam que cumprem os critérios da GOTS.

Vê o vídeo abaixo para ficares a entender melhor e se quiseres saber mais sobre isto, podes consultar o site da GOTS e inclusive pesquisar sobre fábricas têxteis que seguem esta norma em Portugal.

13 Marcas de fios 100% éticas e sustentáveis.

“Oh isso é muito bonito mas não se arranja em qualquer lado!” Mais uma vez dou-te razão. Não se arranja em qualquer lado e por vezes não sabemos quais as marcas que têm esse tipo de materiais. Já por isso vou facilitar-te a vida e dar-te uma lista dessas marcas. E, para começar bem, vamos começar com uma marca 100% portuguesa, só para nos encher daquele orgulho nacional.

Rosários 4

Desde Março de 2018 que a Rosários 4 é uma empresa com certificação da GOTS cujos fios For Nature (100% algodão orgânico), o Bio Wool (100% lã orgânica), o Lalalã (100% lã orgânica), o Belmonte (50% lã orgânica e 50% algodão orgânico) e o Bio Love (100% algodão orgânico), cumprem os critérios exigidos pela norma (Rosários 4, 2018). Há ainda os fios Re-use que têm na sua composição 100% algodão reciclado. Para além disso, esta empresa adopta princípios como “utilizar recursos de forma ordenada, investir para reduzir a pegada ecológica e promover uma consciência ambiental cada vez mais forte entre colaboradores”, contribuindo assim para a protecção do meio ambiente.

Scheepjes

A marca Sheepsjes tem todos os tipos de fios (incluindo os sintéticos), mas produziu recentemente dois tipos de fios que são: a Bamboo Soft (50% bamboo e 50% algodão) produzida através do tratamento das águas residuais; e a Organicon (100% algodão orgânico) produzido e tratado segundo a norma da GOTS.

EuroRoma

Uma marca brasileira que recicla os resíduos têxteis para formar novos fios e barbantes ecológicos para o artesanato. Pertence a empresa EuroFios, que desde 2004, produz artigos têxteis voltados para o artesanato. Localizada em Blumenau, Santa Catarina, actualmente, a EuroFios é o maior produtor de fios e barbantes ecológicos do Brasil. É também, a única empresa que realiza todos os processos, desde a colecta dos resíduos têxteis, a transformação até a distribuição do produto final.

Wool and the Gang

Esta marca produz não só, fios de lã, mas também fios tencel (liocel) não tóxicos produzidos através de energias renováveis, lãs feitas a partir de resíduos de fibras pré consumidos, fios derivados de restos das fábricas de moda, como a ganga e as camisas e muito mais. Acede ao site para obteres mais informações de cada fio e das suas caraterísticas sustentáveis.

We are Knitters

A lã clássica desta marca é 100% lã peruana e o algodão é 100% natural. Além disso, alguns fios são feitos a partir de restos de camisola e têm agulhas feitas à mão que derivam da madeira faia. Os sacos que utilizam para embrulhar os fios são reciclados e recicláveis.

Darn Good Yarn

Darn Good Yarn começou com 100% seda de saris (traje indiano feminino) reciclados e agora transporta outros tipos de fibras naturais como lã e linho. Desde o artesão que gira o fio até à pessoa que preenche as embalagens, cada peça da cadeia de fornecimento do Darn Good Yarn tem, de alguma forama, um impacto positivo, quer seja através da criação de emprego quer seja de parcerias sem fins lucrativos.

Ecoview Fiber Mill

Echoview Fiber Mill é uma fábrica de fiação e operação de tricot na Carolina do Norte, com uma fundação construída sobre a sustentabilidade. Dada à sua formação em têxteis e ecologia, a fundadora da Echoview, Julie Jensen, construiu a primeira fábrica de fibra certificada Gold LEED nos Estados Unidos da América. Assim os tipos de fios que vendem são lãs de alta qualidade, naturalmente tingidas, oriundas de alpacas, seda e mohairs e ainda fio de algodão orgânico.

Loopy Mango

Cada novelo de fio da Loopy Mango é sustentavelmente obtida por lã 100% merino domesticado e trabalhada à mão por artesãos.

Natural Recycled Yarn

Uma loja na Etsy de Misti Nolan que usa camisolas descartadas, desenrola-as e transforma-as em fios 100% reciclados para o seu próximo projecto. Podes ver fotos do antes e depois das suas camisolas e dos seus fios no seu Instagram. Na sua loja podes comprar vários tipos de fios (caxemira, alpaca, algodão, linho, lã, misturas, e muito mais).

Purl Soho

A Purl Soho contem uma colecção de fios naturais feitos de fibras como algodão, linho, alpaca e seda.

Manos del Uruguay

Manos del Uruguay é uma organização sem fins lucrativos que se compromete, desde o início, com o desenvolvimento económico das mulheres rurais em todo o mundo. Assim, todo o seu fio é certificado pela Organização Mundial do Comércio Justo e fornece empregos para as mulheres através de cooperativas em todo o mundo.

Malabrigo

Com sede, também, no Uruguai, Malabrigo cria uma ampla selecção de 18 variedades de fios com mais de 300 cores tingidas à mão. A lã utilizada é 100% produzida por fazendas uruguaias, o que permite a que suas ovelhas sejam criadas ao ar livre através das colinas e são pastoreadas por pastores. Seu processo de fabricação atende as normas OEKO-TEX e estão continuamente a tomar medidas para diminuir a pegada ambiental na sua fábrica.

Vegan Yarn

A Vegan Yarn é uma marca canadiana, cujos fios são tingidos à mão pelos próprios fundadores da marca, no seu estúdio em casa. Usam Tencel, bambu, linho, seda, e “caxemira vegan” (que é na verdade nylon, por isso evita talvez esse tipo de fio).

E são estas as 13 marcas de fios 100% éticas e sustentáveis que queria mencionar. A terceira parte deste guia será sobre peças sustentáveis que podes fazer no crochet, acede aqui para o poderes ler. Espero que tenhas gostado e também que tenha sido útil para ti. Até amnhã! 👋

Tens Pinterest? Então guarda a imagem abaixo caso queira reler este artigo.

Tal como fiz no artigo anterior, deixo-te aqui uma lista das minhas fontes que usei para escrever este artigo.

Ecocult – The Best Sustainable and Ethical Knitting Yarns For Your Next Project

Rosários 4Fios orgânicos Rosários 4 têm certificação GOTS e Ambiente e qualidade

GOTS – The Standard

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *