Amigurumi,  Crochet,  Dicas

Fibra ou algodão? Com qual encho o meu amigurumi?

Sabias que há um material próprio para insuflar os teus bonecos feitos em crochet? Até hoje, todos os meus amigurumi foram insuflados com algodão, visto que, era um material de fácil acesso e que tinha em casa. Mas, há um material próprio e muito mais fácil para trabalhar, que é a fibra poliéster.

Embora eu soubesse da existência dessa fibra, nunca me tinha apercebido da sua qualidade em trabalhar com ela, até ter finalmente experimentado.

Provavelmente deves estar a perguntar: mas o algodão e a fibra não desempenham a mesma função, que é encher o boneco? Então, qual é a diferença?

Sim desempenham a mesma função, mas há uma diferença enorme quando trabalhas com eles. E é isso que te vou explicar neste artigo.

4 razões para usar a fibra em vez do algodão para o enchimento

 

#1. é mais barata, lavável e hipoalérgico.

A fibra poliéster é mais barata que o algodão, não se estraga nem se desfaz quando é lavada e não causa reacções alérgicas.

#2. enches mais rapidamente e em pouca quantidade

É verdade! Enquanto que no algodão tens de meter bastantes pedaços para que o teu boneco seja suficientemente preenchido, com a fibra basta meter meia dúzia de pedaços e o teu boneco fica logo preenchido. Até porque, se encheres o amigurumi com demasiada fibra, podes esticar o tecido e ficar visível entre os pontos.

#3. O teu amigurumi fica mais fofo e mais leve

Embora o algodão seja um material fofo, quando está concentrado torna-se mais duro e mais pesado que a fibra.

#4. Fica mais fácil inserir a agulha de uma ponta à outra

Quem já encheu um amigurumi com algodão, já deve ter tido dificuldade, principalmente quando queres rematar as linhas, em passar a agulha de uma ponta do boneco para a outra, furando com muito esforço o algodão e ainda trazer pedaços. Com a fibra posso dizer-te, com toda a certeza, que isso não acontece! É notoriamente mais fácil, sem precisar de grandes esforços.

Onde posso comprar a fibra?

Podes compra-la em algumas lojas como a Mercadurmi , mas também há em algumas retrosarias e lojas de artesanato. Eu comprei a minha numa retrosaria em Vila Nova de Gaia. É só entrar numa e perguntar se tem.

Resumindo e concluindo

A partir do momento em que comecei a usar a fibra não quero outra coisa. É muito mais fácil de trabalhar com ela e utilizas em menos quantidade do que o algodão, o que é muito bom!

E tu? Gostas mais de trabalhar com fibra ou algodão?

Tens Pinterest? Guarda a imagem abaixo para puderes aceder a este artigo sempre que precisares.

Gostaste deste artigo e achaste-o útil? então continua a ler:

Conhece as 3 razões para fazer crochet 

A prova de que o crochet pode ser considerado uma terapia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *