Crochet,  Dicas

Crochet para iniciantes: A importância do marcador de pontos

Olá e se és novo por aqui, bem vindo!

Quero falar contigo sobre um assunto que acho importante realçar no que diz respeito a fazer crochet: o marcador de pontos. Se és iniciante nesta técnica, então esta dica vai ser muito útil para ti.

Durante a execução dos meus projetos, já me aconteceu as seguintes situações:

  • perder-me no número de pontos que tinha feito e nos que me faltavam para dar;
  • parei a meio do projeto, marquei-o com a agulha inserida no laço e depois quando retornei a agulha tinha saído e o trabalho já se estava a desfazer;
  • dei pontos a mais/menos numa volta;

Se já estiveste em alguma das situações anteriores então é porque desconheces o poder de um marcador de pontos!

Mas o que é um marcador de pontos?

Um marcador de pontos é um utensílio que, tal como o próprio nome indica, serve para marcar um ponto. Tem quase a mesma função que um marcador de livros, mas em vez de marcar a página em que paraste de ler, marca o ponto em que paraste de fazer. Para além disso, tem a particularidade de marcar o primeiro ponto da volta que estás a fazer. Assim, quando chegares ao ponto marcado, saberás que deste a volta completa. Por isso, é muito útil quando estás a fazer amigurumi, uma vez que esta técnica é feita em espiral.

Onde e como o posso arranjar?

Existem lojas que vendem esses utensílios próprios (como é o caso da Loja da Ovelha Negra, e da Mercadurumi), mas facilmente podes arranjar um em casa. Pode ser um pedaço de linha que tenha sobrado, um alfinete de segurança, um gancho de cabelo ou até mesmo um clipe.

Como se coloca?

Se for uma linha, escolhe uma de cor diferente e que se destaque no teu trabalho. Colocas-la simplesmente junto ao ponto que acabaste de fazer (sem fazer nó sem fazer nada, coloca apenas junto ao ponto), e, à medida que vais fazendo, vais colocando, ficando no final uma linha visível a tracejado (tal como demonstra a imagem abaixo da Revista Artesanato). Não te preocupes que a linha nunca vai ficar presa ao teu trabalho, pois quando o acabares, basta retira-la.

marcador de pontos com linha

Se for o utensílio próprio, o alfinete ou o clipe basta inserires a ponta por dentro do laço que acabaste de fazer.

Na minha opinião e por experiência própria, acho que o alfinete/clipe resulta mais pois fica mais seguro e se quiseres parar o projeto a meio é mais prático. Eu uso um clipe e tem servido muito bem para o efeito que pretendo.

A importância do marcador de pontos…

Eu sei que não tenho dado muita importância ao marcador de pontos nos meus artigos com receita, mas já por isso fiz este artigo para te avisar que o marcador é realmente útil.

Ficas muito mais descansada e fica mais fácil para ver televisão, ouvir música ou socializar com as pessoas sem estares preocupada e concentrada a contar os pontos. Pois, assim que chegas ao alfinete, já sabes que deste uma volta e podes confirmar exactamente o número de pontos que deste. Se deres um a mais ou a menos basta colocares o alfinete no ponto ao lado e desfazeres até esse ponto.

Por isso, não subestimes o poder do marcador de pontos, porque ele é o teu melhor amigo!

Agora diz-me, utilizas um marcador de pontos?

Espero que tenhas gostado deste artigo e que tenha sido útil para ti. Se tens Pinterest não te esqueças de guardar a imagem abaixo para puderes aceder a este artigo sempre que precisares!

marcador de pontos

Já agora, se gostastes desta dica então, não te vás já embora e continua a ler:

A prova de que o crochet pode ser considerado uma terapia!

Conhece as 3 razões para fazer crochet 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *