Crochet,  Dicas

Como fazer uma caixinha original para dar como presente?

Finalmente chegou o artigo que muitos de vocês me pediram: um mini tutorial de como fazer caixinhas!

Como obtive a caixinha?

O natal está a caminho e se tens prendas pequenas para embrulhar este artigo é para ti! 😃 Há muito tempo que quis fazer este artigo, mas não conseguia publicar pois na altura ainda estava a pensar em como iria fornecer-te os elementos necessários. Como não sou designer, apenas sei mexer minimamente com alguns programas, travei uma luta e pêras entre mim, o Adobe PDF, o Photoshop e a impressora, mas finalmente consegui o que queria.  

Mas do que raio estás para aí a falar?  

Ora, para puderes fazer esta caixinha precisas de um molde! E como se arranja um molde destes? Vou-te contar o meu segredo! Há precisamente um ano, comprei um pack de caixinhas destas na papelaria do El Corte Inglés, para embrulhar os meus amigurumi e dá-los como presente. Estas caixinhas já estavam feitas, era só tirar do plástico e montar. Acontece que guardei uma, desmontei-a e fiz dela um molde.  

Mas como é que vou dar-te este molde? Se eu fosse designer e percebesse muito de programas, até tinha desenhado a caixa no programa com as dimensões do molde. Mas não sou, nem sei nada disso. Poderia aprender o programa, já que há tutoriais no youtube e afins? Poder até podia, mas não era a mesma coisa nem tinhas o molde feito hoje.  

Então qual foi a maneira que arranjei? Simples, digitalizei o molde, redimensionei a imagem no Photoshop, passei para PDF e agora só tens de te preocupar em imprimir.  

A caixinha que te apresento aqui é pequena, dá para guardar no máximo um relógio (por exemplo). Mas é bastante querida e original para dar como presente. Se tens presentes pequenos e não sabes como os vais embrulhar, esta caixinha é ideal.  

Como fazer a caixinha?

Este tutorial vai ser descrito e exemplificado com imagens. Eu sei e compreendo que fazer um tutorial em vídeo seria mais apelativo e mais fácil para entender os passos, mas não tenho nem meios nem tempo para fazer um e editá-lo. Peço desculpa por isso, e espero que compreendam. Vou fazer o possível e o impossível de descrever e demonstrar como fazer, de forma a ser percetível e fácil de entender.  

Tal como fiz nos artigos anteriores, este também irá ser dividido por subcapítulos para ser mais fácil de perceber a execução de cada passo.   Pronto, vamos lá passar para a parte divertida, que é fazer a caixinha!  

Material

Para fazeres a caixinha vais precisar dos seguintes materiais:  

  • Molde impresso;
  • Cartolina (da cor e motivo à tua escolha, de qualquer tamanho);
  • Tesoura;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • Régua ou aristo;
  • X-ato;
  • Cola (pode ser cola batom, mas é mais recomendável a de gel).

Obter e Imprimir o Molde

Primeiro de tudo, para obteres o molde terás de subscrever. Para isso acede aqui, para puderes preencher um formulário e obter o molde em formato PDF. O formulário de subscrição servirá apenas para receberes por e-mail algumas novidades acerca do blog. Não te preocupes que não vou preencher a tua caixa de correio e podes cancelar a tua subscrição se assim, o desejares (que se encontra no fundo da página do e-mail que recebeste).

Caso já tenhas feito a subscrição no meu blog, aceita em atualizar o teu perfil para obteres o link do molde (em caso de dúvida contacta comigo).   Depois de teres o PDF vais imprimi-lo, mas antes de o fazeres,  

ATENÇÃO: certifica-te de que nas definições da impressão, está no “TAMANHO REAL”!

  É muito importante que verifiques isso, para teres o molde com as dimensões certas.  

Decalcar o molde na cartolina e cortar

Assim que tiveres o molde recortas da folha e decalcas na cartolina.  

ATENÇÃO: se tiveres uma cartolina com um motivo diferente no verso, como a que eu tenho na figura, escolhe primeiro o lado que queres que fique na parte de fora da caixa e depois aí sim, podes decalcar.  

De seguida cortas a cartolina segundo o desenho do molde. Tanto no recorte do molde como na cartolina, sugiro que o faças do seguinte modo: nas zonas retas corta com o x-ato e as zonas mais curvilíneas corta com a tesoura, assim facilita mais.  

Dobrar

Com ajuda de uma régua/aristo e do x-ato, dobra algumas zonas da cartolina, de acordo com as seguintes imagens.  

Montar e colar

Repara agora nas imagens seguintes, monta e cola a caixa conforme exemplificado.  

Dica…

E pronto, temos uma caixinha feita! Agora, para tornar a caixinha mais natalícia tenho uma sugestão para ti: A Tânia Neves do blog Bola de Pêlo Criações fez um miminho especial para este natal, preparou um conjunto de 10 maravilhosos postais e 12 etiquetas muito fofinhas para decorares as tuas prendas. Tudo feito por ela! Sabe como podes obter-los no seu blog através daqui. Já que passas pelo blog dela aproveita para o explorar, tem projetos muito bonitos, úteis e cheios de magia! 😊  

Conclusão

Foi muito difícil fazer a caixinha ou tens alguma dúvida? Não hesites em contar-me! Podes falar comigo por aqui nos comentários, por e-mail [email protected] Por qualquer uma das vias que escolhas, entrarei em contacto contigo logo que possa.  

Espero que tenhas gostado deste artigo e que tenha sido útil e percetível. Se fizeres uma caixinha destas e a partilhares nas redes sociais, não te esqueças de me identificar. Tenho muito gosto em ver o teu trabalho! 😃 Bom fim de semana! 😊

Tens Pinterest? Então guarda a imagem abaixo para poderes aceder a este artigo sempre que precisares!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *