Crochet,  Dicas

A prova de que o crochet pode ser considerado uma terapia!

Como prometido e no seguimento do artigo anterior, hoje trago-te um artigo sobre a relação entre o crochet e o mindfulness.

Não é à toa que afirmo que o crochet pode ser considerado uma terapia. Eu própria, já pus em prática no meu dia a dia e li livros que falam exatamente sobre isso.

Um exemplo desses livros é “terapia do crochet: 20 projetos de mindfulness,relaxamento e revitalização” de Bestan Corkhil. Tal como o nome indica, este livro não só te explica sucintamente como o crochet pode ser uma terapia, como também te dá exercícios tanto de crochet como mindfulness para puderes pôr em prática no teu dia a dia.

Crochet como terapia

Segundo Betsan Corkhill, o crochet é uma ferramenta que promove um cérebro mais saudável, curioso e criativo. É ideal para gerir o stress e o facto de ser portátil permite a que o possas recorrer a onde e quando quiseres. Podes por exemplo praticar crochet antes de entrares para exame ou antes de uma entrevista. Assim, para além de ires mais relaxada vais também mais concentrada. Porquê? Porque já exercitaste o teu cérebro para isso.  

Para além disso, dá-te também meios para transformar aqueles momentos em que te sentes só, numa experiência positiva: o de te proporcionar um momento só teu. É bom saíres com os amigos, estares com o teu namorado, passar um tempo em família, mas também é bom teres um tempo só para ti. E esse tempo pode ser passado a ler, escrever, desenhar etc., e a fazeres algo só para ti e o crochet pode ser esse algo.  

“Fazer crochet fá-lo-á descobrir uma grande fonte de novas técnicas e garantir-lhe à prazer durante o processo (…). Pode ensinar lhe valiosas competências para a vida, como a paciência, a perseverança e o planeamento. Representa um instrumento capaz de gerir as suas emoções em tempos (…) reduzir níveis de stress ou vencer comportamentos aditivos.”

Betsan Corkhill  

É portanto, uma técnica que proporciona o mindfulness. Mas o que é o mindfulness?  

Mindfulness

O mindfulness é uma prática mediativa que consiste em concentrar mais no nosso redor do que nos nossos pensamentos, ajudando, por sua vez, a lidar com eles e com as nossas emoções.  

“O mindfulness implica centrar a nossa atenção no momento presente de forma não intencional e isenta de juízos – reconhecendo e observando os nossos pensamentos, emoções e sensações físicas”

Betsan Corkhill  

Conheces o termo “Carpe diem”? Pois é um pouco isso que acontece: viver o momento, o presente, mas sob a forma de meditação. De facto, quando fazes crochet, entras num estado semelhante ao da meditação, como se fosse um efeito secundário da sua atividade.

Quando estou a fazer crochet, basta-me dar meia dúzia de laçadas e todos os meus problemas parecem-me menos problemáticos. Assim, utilizo esta prática, para fazer um STOP da minha rotina e dedicar um tempo só para mim. Após de fazer crochet sinto a mente mais leve e mais relaxada do que estava anteriormente.  

Mas atenção!  

Ao contrário do que é dito, o mindfulness não promove permanentemente o relaxamento nem é um processo de esvaziamento da mente e muito menos está associado ao pensamento positivo ou a uma crença religiosa.  

Esta prática centra-se simplesmente na aceitação dos sentimentos, sensações e emoções e consequentemente no aprender a livrar-se deles. Para isso, tens de estar consciente de tudo o que se passa na tua mente, no teu corpo e no espaço que te rodeia.  

Porque razão se deve praticar o mindfulness?

Por diversas razões entre elas estão:

  • Reduz o stress, ansiedade, depressão e dor;
  • Ajuda a gerir os desafios da vida;
  • Proporciona um tempo só para ti;

Conclusão…

Tudo o que te expliquei por aqui, foi tudo retirado do livro “terapia do crochet: 20 projetos de mindfulness,relaxamento e revitalização” e sem querer fazer nenhuma publicidade, o livro é realmente interessante, pois ajuda-te a iniciar e praticar o mindfulness enquanto fazes crochet. Para além disso, tem projetos lindíssimos. Se me seguires no Instagram talvez te mostre imagens desses projetos.  

Ficaste interessada? Estás pronta para aplicar o crochet na tua vida? Entusiasmada para começar algum projeto? Então, não percas nenhum artigo aqui no blog pois os próximos poderão inspirar-te ainda mais! Bom fim de semana! 😊

PS: És novo por aqui? Não te vás já embora, espreita mais artigos como este:
Sobre mim e o Blog
3 elementos base para iniciantes
Crochet para iniciantes: 14 exemplos de peças fáceis de fazer
Crochet: 10 tipos de pontos fáceis para iniciantes
Amigurumi: o que é e como se faz?

Tens Pinterest? Guarda a imagem abaixo para puderes aceder a este artigo sempre que precisares!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *