Amigurumi,  Crochet,  Porta-chaves,  Receitas

Amigurumi Minnie Mouse e o regresso às aulas.

Como o Mickey não consegue viver sem a sua namorada, tive que fazer um amigurumi Minnie Mouse. Mas, ao contrário do Mickey, esta Minnie fez-me relembrar e desenterrar memórias passadas, como o meu regresso às aulas.

A época do regresso às aulas era a época que eu mais gostava. Não por causa do começo do novo ano escolar, mas sim pelo novo material escolar! Novos cadernos, novos estojos, novas mochilas, novas canetas etc.    

O que menos gostava era encontrar colegas com material igual ao meu, por isso tentava remediar sempre esse assunto. Como? Personalizava. Pegava, por exemplo, naqueles cadernos de capa preta ou numa capa de argolas e decorava a capa com desenhos, e recortes de coisas que achava que iam melhorar o seu aspeto. Punha autocolantes nos estojos e colocava porta-chaves nas mochilas.

À medida que ia crescendo comecei a achar isso tudo uma foleirice e deixei-me dessas coisas. Contudo, sempre que encontrava uma mochila igual a minha, não conseguia resistir em acrescentar-lhe um porta-chaves. É um acessório simples e discreto, com a possibilidade de o retirar, quando me fartasse, sem danificar a mochila.  

Ainda hoje olho para o material escolar e recordo da minha felicidade ao comprá-lo. Há uns dias vi uma mochila muito gira da Minnie Mouse e lembrei-me de como seria giro personalizar essa mochila com um porta-chaves da Minnie. Para além disso, se fiz um Mickey (se ainda não o viste podes aceder aqui ), obrigatoriamente tinha que fazer uma Mini, pois um não vive sem o outro!  

Amigurumi Minnie Mouse

Sendo assim, eis que nasce um porta-chaves amigurumi todo catita da Minnie Mouse. E, para tornar as coisas mais “YEI!!!”, tal como no Mickey, vou te ensinar como a podes fazer!  

Então, os procedimentos e o material não diferem muito dos do Mickey, por isso vou repetir alguns passos aqui tais como: corpo, orelhas, bolinhas da saia e colocar a argola para porta-chaves. No entanto, vou acrescentar mais um quinto passo que é o que os difere: o laço.  A Minnie não é a Minnie Mouse sem o seu laço vermelho, não é verdade?

Material

  • Agulha de 2.5 mm (podes usar com agulhas relativamente maiores ou menores que esta, mas tem em atenção ao tamanho que queres);
  • 3 Linhas: vermelho (para a saia e laço), preto (para o corpo) e branco (para as bolinhas da saia).
  • Agulha de cerzir;
  • Algodão ou feltro (para o enchimento);
  • Argola de Porta-chaves.

Abreviatura dos Pontos

Se ainda não conheces, nem sabes como se fazem os seguintes pontos, então dá primeiro uma olhadela aos artigos “Crochet: 10 tipos de pontos fáceis para iniciantes” e “Amigurumi. O que é e como se faz?” já publicados neste blog.

  •  CM – Círculo Mágico;
  • Corr – Corrente;
  •  A – Aumentos (dois pontos baixos no mesmo ponto);
  •  D – Diminuições (um ponto baixo em dois pontos consecutivos);
  • pb – Ponto baixo;
  •  pr – Ponto raso;
  •  pa – Ponto alto;
  •  pma – Ponto médio alto;
  •  … – até ao final da volta.

Instruções

Corpo

Vamos então começar com o corpo. Se já fizeste segundo as indicações dos artigos anteriores, este é exatamente idêntico. A única diferença é a mudança de cor no meio do processo.  

Voltas Procedimentos Nota Total de pontos baixos em cada volta
1 CM-6pb Começar com a linha vermelha 6
2 6A   12
3 1A, 1pb…   18
4 1A, 2pb…   24
6 1A, 3pb…   30
6 30pb…   30
7 1D, 3pb… Trocar para a linha preta 24
8-10 24pb…   24
11 1D, 2pb…   18
12 1D, 1pb… Encher com algodão e fechar 12
13 6D…   6

sétima volta trocar para a linha preta

13ª volta, encher e fechar

Orelhas

Atenção: O processo que se segue é só para uma orelha. É necessário repetir o mesmo para a outra.  

Voltas Procedimentos Nota Total de pontos baixos em cada volta
1 CM-6pb Com a linha preta 6
2 6A Terminar com 1pr, cortar o fio deixando algum comprimento para cozer 12
3 1A, 1pb…   18

Execução da segunda orelha

Posicionamento das orelhas do amigurumi Minnie Mouse

No final deste processo coze-se as orelhas ao corpo. Se tiveres dificuldade em colocar as orelhas no sítio certo, podes usar dois alfinetes e ajustá-las na posição que achares conveniente e, a partir daí, cosê-las.

Fixar as orelhas com um alfinete para facilitar enquanto se cose

Botões

As “bolinhas” da saia da Mini foram feitas com uma linha branca e bordado no boneco. Mas podes ,durante o processo do corpo, dar um ponto baixo em branco. No entanto, acho que bordar é um processo mais simples.

Bordar as

Laço

Para este amigurumi ficar completo, tem-se que fazer o laço da Minnie Mouse. Como era a primeira vez que fazia um mini laço, tive que pesquisar no Pinterest. Encontrei um com vídeo que me facilitou o trabalho e é bem simples de se fazer. O padrão é da autoria de Yara Nascimento e o vídeo chama-se “Mini lacinho de crochê – crochet baby YaraNascimento”. Parece difícil, mas é mais fácil do que aparenta, assim que começas a fazer. Atenção: depois de fazer o laço, ela corta as duas linhas que sobram, mas para este caso não cortes,pois vão ser necessárias para coser na cabeça da Mini.

Argola de Porta-Chaves

Para colocar a argola no teu porta-chaves basta pegares numa linha (de preferência da mesma cor do sítio onde a vais colocar, neste caso preto), e inseri-la por trás da cabeça da Mini deixando um bocado de linha de fora para prender a linha no final. De seguida, inseres a argola na linha e passa la no mesmo sítio em que a inseriste anteriormente, formando assim um pequeno anel. Para reforçar esse anel, enrola várias vezes a linha no mesmo, de maneira a que aumentes a sua grossura. Para finalizar, passa a linha no mesmo sítio onde se encontra o bocado de linha que deixaste inicialmente, faz um nó com elas e perde-as dentro do boneco.

Nota

Há um pequeno pormenor a destacar neste trabalho, que não referi no artigo do Mickey mas que também acontece: durante o processo do corpo não te preocupes se notares que há uma pequena falha visível das duas cores, preta e vermelha. No meu caso também tenho. Isso acontece pois como estamos a fazer um padrão em espiral, nota-se aquele pequeno desfasamento quando muda-se de cor.  

Desfasamento entre as cores

Para encomendar…

E assim se faz um amigurumi porta-chaves da Minnie Mouse todo catita pronto para decorar mochilas e estojos! Está disponível para encomenda. Acede a “Produtos” no menu para obteres mais informações.

Espero que tenhas gostado deste artigo. Sente-te livre para gostar, comentar ou partilhar. Bom fim de semana! 😊

Tens Pinterest? Então, guarda a imagem abaixo para puderes aceder a este artigo sempre que precisares.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *