Crochet,  Dicas

Crochet: 5 apps gratuitas que vão facilitar o teu trabalho

Hoje em dia há aplicações e ferramentas para tudo: fotografia, alimentação, comunicação, desporto etc. E eu pensei cá com os meus botões “Será que há alguma app aplicada ao crochet?” pesquisei e não é que há mesmo não uma, mas várias? Por isso, neste artigo trago-te 5 apps gratuitas de crochet que vão facilitar o teu trabalho.

A tecnologia tem vindo a evoluir de ano para ano e faz cada vez mais parte do nosso dia a dia. As apps, que advieram com a evolução dos dispositivos móveis, são exemplo disso. Pois, têm a maravilhosa vantagem de facilitar sempre a nossa vida e poupar o nosso precioso tempo. E estas 5 apps gratuitas de crochet, não são a excepção à regra.

Existe mais do que 5 apps de crochet mas as que instalei e testei, através da Google Play Store, foram as que mais me chamaram atenção e que me pareceram mais funcionais.

5 apps gratuitas de crochet que vão ajudar a orientar o teu trabalho

Crochet Stitches

Uma autêntica biblioteca de pontos e padrões em crochet. Ideal para quem quer aprender vários tipos de pontos ou padrões. Esta aplicação inclui uma coleção de 82 tipos de pontos todos eles identificados em fotos, desde os mais básicos até aos mais complexos. Para além disso tem ainda, instruções bem explicitas em esquemas ou receitas. Não é preciso criar uma conta, como muitas apps pedem, no entanto, está em inglês.

Crochet and Knit

Esta aplicação da mesma autoria de “Crochet Stitches” é mais completa. Pois, não só tem um contador de voltas, como também um conjunto de ferramentas que ajudam no teu projeto.

Assim que adicionas o teu projeto na aplicação, podes dar um nome, adicionar mais do que um contador, contabilizar o tempo e escrever receitas. Faz tudo isso e ainda dá para anexar pdfs.

Para além disso, podes adicionar mais informações detalhadas do teu projeto. Como por exemplo:

  • a data em que começaste e terminaste;
  • o tipo de técnicas utilizadas (tricot, crochet ou outro);
  • o estado do teu projeto;
  • detalhes da tua linha e do teu padrão;
  • tirares fotos aos teus projetos.

Podes criar um inventário de agulhas e linhas e ainda contem um conversor, calculador e uma biblioteca de pontos tanto de crochet como de tricot.

Tem uma versão pro que ainda te dá acesso a tutoriais, mas acho que a versão gratuita já é muito boa. Tal como “Crochet Stitches” não é preciso fazer uma conta e, como deves calcular, está também em inglês.

É talvez, das 5 apps aqui referidas, a mais completa e organizada, tendo tudo o que precisas sempre à mão. A única coisa que falta nesta app é calcular uma sugestão de preço para a tua peça. Mas existe uma app para isso, que mais a frente vou referir.

Amigurumi today

Se és mais adepto da técnica amigurumi, eis uma app que contém uma coleção de padrões e tutoriais tanto para iniciantes como para mestres. Contém também dicas que te ajudam a compreender mais esta técnica.

Com imagens, os materiais e os passos indicados pela app, facilmente consegues fazer um amigurumi sem grandes problemas.  

Útil para quem procura fazer amigurumi fáceis e é totalmente gratuita. Também não precisas de criar uma conta, mas está em inglês e tem publicidade pelo meio.

Row Counter – Knitting and Crocheting lines count

À semelhança de “Crochet and Knit”, mas não tão completo, podes também detalhar todo o teu projeto. Desde contabilizar as voltas, anexar pdf ou links, gravações de voz até contabilizar o tempo.

Contém ainda um adaptador de amostra, isto é, calcula-te o número total de pontos e voltas que deves dar em cada amostra de 10×10 cm. Calcula-te também quantos novelos de lã precisas para o teu projeto e ainda contem um conversor de unidades.  Está em inglês e não precisa de registo.

Crochet.Land

Apesar de ser gratuita, é necessário criar uma conta. A partir do momento que selecionas o teu país, a aplicação adapta o idioma para o português.

Assim que inicias o teu projeto, podes:

  • contabilizar o tempo e o número de voltas;
  • escrever a receita da peça;
  • anotar a quantidade e o preço do material;
  • tirar fotos.

Para além disso, calcula-te um preço sugerido para a tua peça que, para mim, acho bastante útil. Com base no tempo, no material detalhado anteriormente e no índice de lucro, a app calcula-te uma estimativa do preço da tua peça. Muito bom para quem está com ideias de vender os seus projetos.

Para mim foi das apps que mais me entusiasmou, tanto pela organização como pelo design. Isso e o facto de puder dar-te uma ideia do preço do teu trabalho o que facilita bastante!!!

Conclusão

E são estas as 5 app gratuitas de crochet que achei conveniente em partilhar contigo. Espero que tenha sido útil para ti, como foi para mim. Já conhecias e/ou utilizavas alguma destas apps?

Tens Pinterest? Então guarda a imagem abaixo para puderes aceder a este artigo sempre que precisares!

imagem de um telemovel com imagens

Gostavas de ler mais artigos como este? Então espera lá, não te vás já embora, que tenho mais artigos que te podem interessar:

Crochet: 20 contas portuguesas que tens de seguir no Instagram

Crochet: 5 Blogs Portugueses sobre crochet

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *