marcador de livros ovelha
Amigurumi,  Bookmarks,  Crochet,  Receitas

Amigurumi Ovelha: um padrão ideal para iniciantes

Conheço uma pessoa que adora ovelhas e por isso, tive que lhe fazer uma ovelha amigurumi em marcador de livros, para ela a usar e marcar as páginas dos seus livros. 

Queres saber como a fiz?

Tal como o coelho e o gato, neste artigo vou-te mostrar como e, se já fizeste algum deles, vais ver que vai ser muito simples e rápido de fazer.

Este padrão é totalmente improvisado por mim, sem me basear em nenhum blog específico. Simplesmente limitei-me a seguir os passos de amigurumis já feitos anteriormente e, por isso, vão ser muito semelhantes aos passos que fiz para o coelho, pois também inclui orelhas, fio e pompom. Fiz em poucas horas e se estás à procura de fazer algo simples e rápido este padrão é o ideal.

ovelha amigurumi em marcador de livros

Como fazer uma ovelha amigurumi

Desejosa de saber como fiz a ovelha amigurumi? Então vamos lá. Tal como os artigos anteriores, vou dividir em 3 capítulos para te facilitar a vida. Primeiro vou indicar o material que utilizei para teres mais ou menos uma noção, depois vou te dar uma lista de abreviaturas que simplificam a descrição da receita e, por fim, dou-te todos os passos desde a cabeça até ao fio.

Material

  • Agulha de 2.5 mm (podes usar com agulhas relativamente maiores ou menores que esta, mas tem em atenção ao tamanho que queres);
  • 2 Linhas de lã na cor da tua preferência e compatível com a agulha que utilizares (uma para o focinho e outra para o pompom e o fio do marcador);
  • 1 linha mais fina da mesma cor da linha que escolheste para o pompom;
  • Agulha de cerzir;
  • Olhos pretos de segurança com travão de diâmetro 6 mm;
  • Algodão ou feltro (para o enchimento);
  • Um garfo (para fazer o pompom).  

Abreviatura dos pontos

Se ainda não conheces, nem sabes como se fazem os seguintes pontos, então dá primeiro uma olhadela aos artigos “Crochet: 10 tipos de pontos fáceis para iniciantes” e “Amigurumi. O que é e como se faz?” já publicados neste blog.

  • A – Aumentos (dois pontos baixos no mesmo ponto);
  • CM – Círculo Mágico;
  • Corr – Corrente;
  • D – Diminuições (um ponto baixo em dois pontos consecutivos);
  • pb – Ponto baixo;
  • pr – Ponto raso;
  • pa – Ponto alto;
  • pma – Ponto médio alto;
  • … – até ao final da volta.

Instruções para fazer a ovelha amigurumi

Vou dividir este capítulo em quatro partes, para facilitar a leitura, começando pelo pompom e terminando com as receitas do focinho, das orelhas e do fio.

Pompom

O pompom vai ser utilizado para fazer a cabeça da tua ovelha amigurumi Os pompons podem ser feitos de três maneiras: usando ou um pedaço de cartão, ou dois rolos de cartão, ou um garfo ou até mesmo os teus próprios dedos.

Já fiz imensos pompons de diversos tamanhos. Inclusive, fiz um artigo a explicar cada uma das técnicas e qual a melhor, que podes aceder a esse artigo por aqui

Na minha opinião a melhor técnica para fazer um é usando um pedaço de cartão, mas esta técnica resulta melhor para pompons maiores. Como queremos um pompom mais pequeno vamos fazer a técnica com um garfo.

Com um garfo enrolas a linha a volta dos dentes. Assim que vires que tem uma grossura consistente e o tamanho desejado, corta uma linha mais fina (de preferência da mesma cor) e atravessa-a por entre os dentes do meio, dando dois nós bem apertados um em cada lado. Depois retira-o do garfo e corta as duas pontas de cada lado. Abre o pompom e apara-o para que fique redondinho e pequenino. Este pompom vai fazer de cabeça da tua ovelhinha. As imagens abaixo explicam melhor todos os passos descritos acima.  

explicação passo a passo de como fazer um pompom com um garfo

Focinho

Agora vamos fazer o focinho da ovelha amigurumi. Esta receita é parecida com a receita que fiz para o gato e o coelho, mas com a diferença que a bolinha não vai ser fechada.  

Voltas Procedimentos Nota Total de pontos baixos em cada volta
1 CM-6pb   6
2 6A   12
3 1A, 1pb…   18
4 1A, 2pb…   24
5 1A, 3pb…   30
6 30pb…   30
7 1D, 3pb…   24
8-9 24pb…   24
10 1D, 2pb… Colocar os olhos na extremidade da meia bolinha e encher com algodão 18

Orelhas

As orelhas foram feitas através do ponto corrente.  A tabela seguinte explica-te como fazer umaorelha.  

Passos Procedimentos Nota
1 corr-8pb  
2 1pr No 3º ponto a contar da agulha
3-7 1pa  
8 1pma  
9 1pa  
10 1pr  
11 1pb  

Fio

Para fazer o fio comecei por fazer o rabinho da ovelha da mesma forma que fiz as orelhas mas continuei a fazer no reverso da peça, do seguinte modo:  

Passos Procedimentos Notas
1 corr-8pb  
2 1pr No 3º ponto a contar da agulha
3-7 1pa  
8 1pma  
9 1pa  
10 1pr  
11 3pb No mesmo ponto
12   Virar a peça no sentido dos ponteiros do relógio e prosseguir com os mesmos pontos a partir do 2º passo
13 1pr  
14 1pa  
15 1pma  
16 1pa  
17 1pr  
18 3pb No mesmo ponto
19 64pb Até ter o tamanho ideal para o marcar a página do livro. Depois deixar fio para coser

Depois de teres o pompom, a cabeça, as orelhas e o fio feito é só montares o “puzzle”! Primeiro cose as orelhas em cada lado da cabeça da tua ovelhinha. De seguida coloca o pompom junto à abertura do focinho. Com o fio do marcador de livros, faz-lo passar pelo focinho e, ainda com o mesmo, cose o pompom ao focinho. E, assim, nasce uma ovelhinha!!!

Para encomendar…

Não foi dificil pois não? Parece mais do que realmente é! Mas, se não tens paciência nenhuma para andar a fazer crochet, mas achaste graça à ovelha ou conheces também alguém que adora ovelhas, sempre podes encomendar! No menu, acede a “Produtos” para ficares a saber de mais informações, como o preço e afins.

Espero que tenhas gostado deste artigo, se sim, partilha-o. Tens alguma dúvida? Manda-me um e-mail. Queres partilhar a tua experiência? Qualquer comentário será bem-vindo! Em breve haverá mais artigos sobre os meus projetos, por isso está atento e bom fim de semana! 😊

Tens Pinterest? Então, guarda a imagem abaixo para poderes aceder a este artigo sempre que precisares.

imagem para guardar no pinterest
 
 

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *