Amigurumi,  Bookmarks,  Receitas

Amigurumi Coelho como marcador de livros

O tema de hoje trata-se de um amigurumi coelho e este é mais um projeto totalmente da minha autoria. Foi especialmente feito para uma pessoa que tem como animal de estimação uma coelha.

Assim como os cães e os gatos, os coelhos podem também ser animais domésticos, pois são muito curiosos, ativos, brincalhões, simpáticos, calmos e adoram festinhas. E eu pensei, porque não fazer um para os “bunny lovers”?

Sobre o projeto

Tal como o artigo anterior, que foi sobre o gato (podes aceder a esse artigo aqui), o padrão deste amigurumi foi realizado por mim, mas inspirado nos coelhos de Crafty Bunny Bun. Esta autora ensina-te a fazer um, dando a receita e o material utilizado para poderes fazer os teus próprios amigurumi. Para além dos coelhos, tem ainda outros animais fofinhos que podes experimentar fazer, vai lá dar uma espreitadela!

Inicialmente era para seguir os passos dela, mas como queria um marcador de livros, o coelho, mesmo o mais pequeno, iria ficar muito grande para o efeito, e, por isso, adaptei-o.

O amigurumi coelho foi feito em três dias pois, como foi a primeira vez que o fiz, tive que estudar bem os passos e aprender como se faziam as orelhas e o pompom, e principalmente habituar-me à nova linha, pois, apesar de ter uma cor bonita, é escura e um pouco complicada de trabalhar.  

Gostavas de fazer um amigurumi coelho como o meu? Então estás com sorte pois nos capítulos seguintes irei demonstrar-te como o fiz..

Como fazer um amigurumi coelho

Material

  • Agulha de 2.5 mm (podes usar com agulhas relativamente maiores ou menores que esta, mas tem em atenção ao tamanho que queres);
  • 2 Linhas de lã na cor da tua preferência e compatíveis com a agulha que utilizares (uma para o corpo e outra para o pompom e o nariz);
  • 1 linha mais fina da mesma cor da linha que escolheste para o pompom e/ou o nariz (se queres fazer um nariz com uma cor diferente do pompom, tens de escolher mais uma linha fina);
  • Agulha de cerzir;
  • Olhos pretos com travão de 6 mm;
  • Algodão ou feltro (para o enchimento);
  • Um garfo (para fazer o pompom).

Abreviaturas dos pontos

Se ainda não conheces, nem sabes como se fazem os seguintes pontos, então dá primeiro uma olhadela aos artigos “Crochet: 10 tipos de pontos fáceis para inicintes” e “Amigurumi. O que é e como se faz?” já publicados neste blog.

  • A – Aumentos (dois pontos baixos no mesmo ponto);
  • CM – Círculo Mágico;
  • D – Diminuições (um ponto baixo em dois pontos consecutivos)
  • pb – Ponto baixo;
  • … – até ao final da volta.

Instruções

Vou dividir este capítulo em quatro partes, para facilitar assim, a tua leitura, começando pelas receitas da cabeça, orelhas e fio e terminando com a explicação de como fiz o pompom.

Cabeça

Esta receita é igual à receita de quando fiz o gato, por isso vou repetir aqui a tabela do artigo anterior.

Voltas Procedimentos Nota Total de pontos baixos em cada volta
1 CM-6pb   6
2 6A   12
3 1A, 1pb…   18
4 1A, 2pb…   24
5 1A, 3pb…   30
6 30pb…   30
7 1D, 3pb…   24
8-10 24pb…   24
11 1D, 2pb… Colocar os olhos 18
12 1D, 1pb… Encher com algodão 12
13 6D   6

No final, com uma agulha de cerzir e uma linha mais fina bordas, no meio dos dois olhos do coelho, um narizinho.

 Orelhas

As orelhas foram inspiradas pelas Crafty Bunny Bun, apenas adaptei os pontos para ficar proporcional a cabeça.

Voltas Procedimentos Nota Total de pontos baixos em cada volta
1 CM-6pb   6
2 6A…   12
3-7 12pb…   12
8 1D, 3pb…   9
9 1D, 2pb…   6

Fio

Para fazer o fio é muito simples, talvez é o passo mais fácil de todo o trabalho, pois basta fazeres um cordão de 64pb e deixares um bocado do fio para coser à cabeça do coelho. Contudo, verifica sempre o tamanho com a ajuda de um livro.

Pompom

Os pompons podem ser feitos de três maneiras: usando ou um pedaço de cartão, ou dois rolos de cartão, ou um garfo ou até mesmo os teus próprios dedos.

Já fiz imensos pompons de diversos tamanhos. Inclusive já fiz um artigo sobre as técnicas mais usadas e qual a melhor. Acede a esse artigo aqui. Na minha opinião a melhor técnica para fazer um é usando um pedaço de cartão, mas esta técnica resulta melhor para pompons maiores. Como queremos um pompom mais pequeno vamos fazer a técnica com um garfo.

Com um garfo enrolas a linha a volta dos dentes. Assim que vires que tem uma grossura consistente corta uma linha mais fina (de preferência da mesma cor) e atravessa-a por entre os dentes do meio, dando dois nós bem apertados um em cada lado. Depois, retira-o do garfo e corta as duas pontas de cada lado. Abre o pompom e apara-o para que fique redondinho e pequenino. E pronto, tens um mini pompom para o rabinho do teu coelho! As imagens abaixo explicam melhor todos os passos descritos acima e ao clicares nelas redirecionam para o site onde as retirei.

No final depois de teres a cabeça, as orelhas, o fio e o pompom  feito é só montares todas as peças. Mas, se vires que tens dificuldades em posicionar bem as orelhas, sempre podes utilizar, antes de coser definitivamente,  um alfinete e ajustares as orelhas de forma a que fiquem bem posicionadas. De seguida, com o fio que sobrou do pompom fiz dois nós bem apertados com o fio do marcador de livro. Depois juntei a outra extremidade do fio a cabeça do coelhinho, passando a agulha pelo centro entre as duas orelhas e arrematei.

Para encomendar…

Se não tens paciência nenhuma para andar a fazer crochet ou pompons, mas achaste graça ao coelho, ou conheces alguém que iria adorar ter um, podes sempre encomendar! Acede ao menu “Produtos” para obteres mais informação sobre o coelho, tal como o preço e o modo como o podes obter.

Espero que tenhas gostado deste artigo, se sim, partilha-o. Tens alguma dúvida? Manda-me um e-mail. Queres partilhar a tua experiência? Qualquer comentário será bem-vindo! Em breve haverá mais artigos sobre os meus projetos, por isso está atento e bom fim de semana!  😊

Tens Pinterest? Então guarda a imagem abaixo para puderes aceder a este artigo sempre que precisares!

 
 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *