porta-chaves gato Purple Mc Purry
Amigurumi,  Crochet,  Porta-chaves,  Receitas

Amigurumi Gato. Como consegui fazer um por conta própria?

És uma cat lovers? 😻 Este artigo é para todos os amantes de gatos e para todos os felinos amados, mesmo quando nos arranham!

Os gatos…

Os gatos são animais astutos, curiosos, brincalhões e muito independentes. Apesar de apresentarem todas as caraterísticas dos felinos selvagens, são também muito afetuosos e amigáveis. Todavia, independentemente da sua personalidade, não há quem resista às suas torrinhas ou ronronares quando pedem a nossa atenção.

Sobre o meu projeto

Este artigo é relativamente diferente de todos os outros que já publiquei, pois, pela primeira vez vou te descrever todos os passos que fiz. Sim, é o que estás a pensar, vou-te dar uma receita para puderes fazer o teu gatinho em amigurumi!

Já falei de Agapornis, corujas e baleias, chegou a altura dos gatos. Por isso, fiz um amigurumi como os anteriores, mas este é especial. Porquê? Porque tentei fazer sozinha sem ver por nenhuma receita, esquema ou vídeo. Por isso, posso dizer que o padrão foi feito por mim.

É certo que, depois de te habituares a fazer esta técnica vezes sem conta, a dada altura começas a aperceber-te que a forma de a fazeres é sempre a mesma. Por isso, este padrão não é muito diferente dos outros exemplos que referi nos artigos anteriores.

Inicialmente este amigurumi era para ser um morcego à semelhança da foto abaixo. Mas com o andar da carruagem saiu-me um gato, o que não foi mal de todo!

Morcego roxo em Amigurumi

Como fazer um gato amigurumi

Queres saber como o fiz? Então, vamos lá!

Material 

  • Agulha de 2.5 mm (podes usar com agulhas relativamente maiores ou menores que esta, mas tem em atenção ao tamanho que queres);
  • Linha de lã na cor da tua preferência e compatível com a agulha que utilizares;
  • Agulha de cerzir;
  • Olhos pretos com travão de 6 mm;
  • Algodão ou feltro (para o enchimento);
  • Argolas de porta-chaves (no caso de quereres fazer um);
  • 1 folha de feltro na cor da tua preferência.

Abreviaturas dos pontos

Se ainda não conheces, nem sabes como se fazem os seguintes pontos, então dá primeiro uma olhadela aos artigos “Crochet: 10 tipos de pontos fáceis para iniciantes” e “Amigurumi: O que é e como se faz?” já publicados neste blog.

  • A – Aumentos (dois pontos baixos no mesmo ponto);
  • CM – Círculo Mágico;
  • D – Diminuições (um ponto baixo em dois pontos consecutivos)
  • pb – Ponto baixo;
  • … – até ao final da volta

Instruções

As primeiras 7 voltas são feitas tal como os exemplos dos amigurumi referidos nos artigos anteriores. Vamos lá então, fazer um gato em amigurumi.

Voltas Procedimentos Nota Total de pontos baixos em cada volta
1 CM-6pb   6
2 6A   12
3 1A, 1pb…   18
4 1A, 2pb…   24
5 1A, 3pb…   30
6 30pb…   30
7 1D, 3pb…   24
8-10 24pb…   24
11 1D, 2pb… Colocar os olhos 18
12 1D, 1pb… Encher com algodão 12
13 6D   6

Para fazer as orelhas do gatinho eu utilizei uma folha de feltro e recortei, nos cantos da folha, dois triângulos. Assim, dobrando um triângulo ao meio cosi por baixo de modo a que formassem uma orelha e depois cosi ao gato, ajustando a melhor posição. Repete-se o mesmo procedimento à outra orelha e voilá, eis um gato em amigurumi!

Se quiseres depois adicionar o focinho, sempre podes bordar com uma linha mais fina, mas eu achei que ficava mais fofo assim (vá, para ser sincera, confesso que tentei fazer um, mas correu mal então deixei-o assim!😅)

Para encomendar…

Se não tens paciência nenhuma para andar a fazer crochet, mas achaste graça ao gato ou conheces alguém que gostaria de ter um, sempre podes encomendar! Para isso, acede ao menu “Produtos” para puderes ver mais informações, como o preço e de que forma podes encomendar.

Espero que tenhas gostado deste artigo, se sim, partilha-o. Tens alguma dúvida? Então, manda-me um e-mail. Queres partilhar a tua experiência? Qualquer comentário será bem-vindo! Em breve haverá mais artigos sobre os meus projetos, por isso está atento e bom fim de semana!😊

Tens Pinterest? Então, guarda a imagem abaixo para puderes aceder a este artigo sempre que precisares.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *