Amigurumi,  Crochet,  Dicas

Amigurumi: o que é e como se faz?

Já que hoje é o dia da criança, vou-te falar de uns bonecos fofos feitos em crochet.😊

Amigurumi é uma técnica japonesa que consiste em fazer bonecos em crochet ou tricot com enchimento. Esta técnica, dos anos 80, está a ser bastante popular e talvez uma das principais razões a levar as pessoas a praticar crochet. Pelo menos, para mim, foi uma das razões que me motivou a pegar nesta arte.

Ami” significa em japonês “tricot” ou “malha” e “Nuigurumi” significa “bonecos de peluche”. Ou seja, traduzidos à letra são bonecos de tricot, mas que também podem ser feitos em crochet. Existem de tamanhos variados entre os 10 a 30 cm.

Materiais utilizados

Os materiais utilizados para esta técnica , para além da agulha e linha, são o algodão ou outro tipo de material para insuflar o boneco, os olhos que podem ser botões, de plástico ou mesmo uma linha preta e um marcador, que pode ser de plástico ou uma linha de cor contrastante, para te ajudar a orientar em cada volta.

Tipo de pontos

O tipo de pontos utilizados são o círculo mágico, o ponto baixo, os aumentos e as diminuições, que vão progredindo em espiral (estes pontos já os expliquei na publicação anterior, mas se não sabes do que estou a falar acede aqui) .

A sua execução começa sempre com um círculo mágico, onde dentro dele irão começar a serem feitas carreiras de pontos baixos (nota, as imagens abaixo não são da minha autoria mas sim da autoria de fabrictrait). 

Os aumentos e diminuições são relativamente diferentes nesta técnica, pois, quando executados normalmente, são bastante visíveis deixando alguns espaços abertos indesejáveis. Felizmente, há um truque para disfarçar esses pontos, que consiste em “redistribuir os aumentos e diminuições, na carreira seguinte, respeitando sempre o número de pontos que essa carreira deve ter” para permitir a consistência do ponto e impedindo assim, que o algodão, aí contido, saia.

O resultado final é sempre uma esfera ou um cilindro com enchimento e uns olhos adoráveis que te faz dizer “Awwww!”.😍

Imagem retirada em craftfoxes

Exemplos de Amigurumi

Será que consegues resistir a não fazer estas fofuras (ou “Kawai” como dizem os japoneses) de bonecos? Vou te mostrar alguns exemplos e vamos ver se consegues passar no teste!😜

Geralmente os tipos de amigurumi são animais, em “Crafty Bunny Bun” encontrarás vários animais de peluche em que cada um conta uma história. Mas o que é mesmo interessante neste blog é que a autora te oferece o padrão para puderes fazer tu própria.

Imagem retirada em CraftyBunnyBun 

Mas também podes fazer frutas como uma laranja, uma mini melancia, ou uma amora(😜)!

Imagens retiradas respetivamente em Bubanana; Crochet Kingdom; Olino Hobby

Podes também fazer outras formas como corações, pai-natal, ou flores…

Imagens retiradas respetivamente em Make my day creative; Amigurumi; Anabelia Handmade

O que é mais fascinante de fazer nesta técnica é que podes pegar em qualquer tipo de amigurumi e fazer dele um acessório, como um peluche, um porta-chaves ou até mesmo um marcador de livros, sendo um presente muito fofo para oferecer! 

Imagens retiradas respetivamente em CrowchetOne Dog Woof

Os meus Amigurumi…

Os amigurumi que já me aventurei a fazer foram os pássaros, as baleias (que são as mais fáceis de fazer dos três, na minha opinião) e um gatinho!😺

Então achas que passaste no teste? Ou já te rendeste? Já fizeste algum? Quero saber disso tudo, por isso comenta à vontade a tua experiência e/ou se tens alguma dúvida não hesites em perguntar. E já agora, se gostaste deste artigo e achas-te-o útil partilha!😉

Ps: nem todas as imagens aqui representadas são da minha autoria: têm, na sua legenda, a hiperligação aos sites correspondentes aos verdadeiros autores. As minhas imagens são as que têm a marca de água num dos cantos da imagem com o logo do meu blog.

Se tens Pinterest, faz pin da imagem abaixo para puderes aceder a este artigo sempre que precisares…

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *