Crochet,  Dicas

Crochet para iniciantes: 14 exemplos de peças fáceis de fazer

O Pinterest e o Youtube são as ferramentas ideais para procurar peças em crochet e arranjar inspiração. Existem tantas peças engraçadas e úteis, que se torna difícil a sua escolha. Mas, se estás a começar, deves escolher uma peças fáceis e simples de fazer, de modo a que possas praticar crochet sem dificuldades.

Por isso, antes de começares a fazer qualquer peça, deves primeiro saber os elementos base que já mencionei na publicação anterior, para que seja mais fácil e rápida a sua execução. Não sabes do que estou a falar? Acede aqui .

Assim que escolheres a tua peça, deves também estudar bem o seu padrão, pois existe vários tipos de padrões e pontos.

14 exemplos de peças fáceis de fazer em crochet

Acessórios para o cabelo:

A minha primeira peça que fiz em crochet foi um gorro. Mas não um gorro qualquer! A minha ambição e o meu entusiasmo foram tão grandes, que escolhi fazer um gorro com orelhas de gato!😸 Encontrei-o no Pinterest e descobri depois, que existia um vídeo de como o fazer. À medida que ia vendo o vídeo, ia experimentando passo a passo.

Demorei mais do que era suposto fazer, pois tive dificuldades em segurar na agulha e na linha (ser canhota dificultou-me também um bocado mais as coisas 😅) e em aprender o padrão. Contudo, com umas breves pesquisas que a própria autora da peça forneceu, lá consegui fazer o tão esperado gorro com orelhas de gato. Depois de me ter habituado com o padrão, até considero este gorro uma das peças fáceis de crochet.

Gorro roxo com orelhas e gato feito por mim

Queres fazer também um?

Então, o blog chama-se “Persialou” e, já agora, aproveita para dar uma espreitadela pelo blog, pois tem coisas bastante interessantes e também projetos criativos. A autora nomeou o gorro como “Black Cat Slouch Hat” e aí encontrarás não só, as instruções dos pontos e o material que utilizou, como também o tipo de pontos e o link do vídeo. Queres mais ajuda que isto? Eu fiz este gorro pela primeira vez e por isso, se eu consegui tu também consegues!

gorro preto com orelhas de gato de persialou

Se não quiseres um gorro com orelhas, tens também ainda neste blog outro tipo de gorros mais simples. Ou então com outro tipo de padrões, tais como demonstram no blog “Rescued Paw Designs” onde lista uma série de padrões fáceis de gorros em crochet para iniciantes (“Easy Crochet Hat Patterns for Beginners).

diversos exemplos de gorros

Mas se achas que um gorro ainda é muito cedo, uma vez que ainda vamos para o verão, podes sempre tentar outras coisas. Eis alguns exemplos:

Já que começamos com o gorro, vou também falar de outros acessórios que poderás fazer para o cabelo, como por exemplo, os laços e as fitas.

Em “Daisy Cottage” encontrarás uma lista de vários tipos de laços engraçados, em diferentes padrões de crochet, onde cada link te enviará para um novo blog com as instruções e o material necessário.

diversos exemplos de laços

Lá também encontrarás um género de gorro caricato, bastante original, em que tem um espaço no topo para prenderes o cabelo em forma de carrapito.

Relativamente às fitas, em “Rescued Paw Designs” tens dois tipos de exemplos de como as fazer, em diferentes padrões e tamanhos: “Easy Ear Warmer Crochet Pattern for Beginner” e “Super Easy Crochet Ear Warmer Pattern”. 

fita de cabelo
fita de cabelo

Assim como em “All About AMI” encontrarás outro tipo de “Knotted Head Band”.

fitas de cabelo

Meias e Calçado:

Do cabelo para os pés, em “Left in Knots” podes aprender a fazer umas meias em “Crochet Star Gazer’s Slipper Socks – Free One Skein Pattern”.

meias pretas e roxas

Ou então, tens umas havaianas que se estragaram e que gostas muito, e não consegues te desfazer delas? ”Make & do Crew” tem uma solução para isso. Se a sola da havaiana tiver boa podes sempre fazer um género de um chinelo diferente.

chinelos personalizados com havaianas

Organização e outros acessórios:

Precisas de arrumar coisas pequenas que estão sempre fora do sítio ou perdidas para um canto? Tens uma t-shirt velha e rota? Então junta o útil ao agradável e faz uma bolsa para arrumares todas essas coisas, com essa tua t-shirt. Como? Em “Everything Etsy” ensina-te a fazer “Free Crochet Bowl Pattern”. 

bolsas para arrumos

Ainda nesse mesmo blog, podes também aprender a fazer um aconchegante pano que envolve a tua caneca ou copo e que te protege da bebida quente, ao mesmo tempo que a ornamenta de forma original.

deversos tipos de capas para copos de café ou chocolate quente

Por outro lado, sempre podes fazer uma base para copos e canecas, como em “How to makes” sugere.

Recentemente fiz uma bolsa para o meu telemóvel e achei bastante simples e fácil de fazer. Orientei-me segundo o vídeo “DIY Tutorial -How to Crochet Easy Mobile Cell Phone Pouch Case Cover Holder” de “Naztazia”.

bolsa roxa para telemóvel feita por mim

Mas também tens em “CrochetDreams” onde os passos estão descritos no blog.

bolsas para telemóvel

Se gostas de ler e és fã do Harry Potter, porque não, fazer um marcador de livros com a cor da tua casa de Hogwarts? Em “5 little monsters” ensina-te como.

cachecol do Harry Potter como marcador de livros

Amigurumi:

Amigurumi é uma técnica japonesa que tem estado na ribalta, pois são uns bonecos fofos em crochet. E até não são muito difíceis de se fazer! Com eles podes fazer porta-chaves, marcadores de livros e até mesmo peluches. Mas para quem está a iniciar, aconselho começar com uns bonecos mais pequenos tais como pássarosmochos, frutas, baleias, etc.

diversos exemplos de amigurumi

Para os mais ambiciosos e os que gostam de desafios:

Mas se és ambicioso, gostas de desafios e/ou apaixonaste te por uma peça um bocado maior, como um casaco, uma manta, ou uma almofada, porque não tentar? 

almofada azul
manta as riscas

A segunda peça que fiz, a seguir ao gorro, foi um casaco e, garanto-te, se o conseguires fazer, consegues fazer qualquer outra coisa. O blog que me orientei para o fazer foi “Mama in a Stitch” em que te ensina a fazer com o padrão em V.

casaco preto

Estes exemplos que te forneci têm todos instruções e/ou vídeos e são apenas algumas sugestões. Pois há uma imensidade de peças fáceis de crochet que poderás fazer, e que se calhar até podes achar mais fáceis do que as que eu mencionei. O importante é escolheres uma peça que te motive a trabalhar nela, tal como o gorro ou o casaco me motivaram a mim. No início poderá ser complicado, mas depois o resultado final é bastante bom, pois sentes mais confiança para fazer qualquer outra peça. Por isso, se te sentes motivado, mãos à obra!💪😉   

Ps: nem todas as imagens aqui representadas são da minha autoria: têm na própria imagem a hiperligação correspondente aos verdadeiros autores. As minhas imagens são as que têm a marca de água num dos cantos da imagem com o logo do meu blog.

Tens Pinterest? Faz pin da imagem abaixo para puderes aceder a este artigo mais tarde.

Mais Artigos…

Gostaste deste artigo e querias ler mais deste género? Então não te vás já embora, pois tenho aqui mais uns que te pode interessar:

Porque se deve fazer crochet? 3 razões que deves ter em conta

A prova de que o crochet pode ser considerado uma terapia!

Crochet: 3 elementos base para iniciantes

Crochet para Iniciantes: Aprenda 10 tipos de pontos fáceis de fazer

10 ideias criativas que vão tornar os teus presentes memoráveis

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *